Ensine com musica
A musica é um meio natural de
comunicação e expressão. As crianças gostam de musica e ela pode ser usada como
um estimulo à atividade e ao pensamento. A musica é considerada um incentivo
pedagógico de grande valor. Os educadores religiosos lembram que a musica provoca
atitudes, desenvolve comportamentos e forma conceitos. Por isso, deve complementar
as atividades na sala de aula.
Os cânticos podem ser usados
para introduzir o assunto da lição; sugerir a hora da limpeza e descanso; criar
ambiente propicio à oração; enriquecer as experiências das unidades de
estudo; encorajar e valorizar a dramatização; despertar sentimentos de
gratidão, amor, camaradagem, interesse por missões e outros assuntos; além de
ensinar versículos e verdades bíblicas.
Escolha dos cânticos
Muito cuidado e critério devem
ser usados na escolha dos cânticos. A letra e a musica devem ser
consideradas.
1.
A Letra (Palavras)
1) As crianças entendem as
palavras? Tem significado e sentido para as crianças que estão
cantando? Transmitem mensagens para quem está ouvindo?
2) A letra é correta
doutrinaria e espiritualmente falando?
3) É fiel às
Escrituras?
4) Expressa a letra idéias
concretas ao invés de simbólicas?
As crianças, especialmente
aquelas de oito anos de idade, pensam de maneira literal. A linguagem simbólica
confunde e atrapalha. Evitemos os cânticos cheios de simbolismos, preferindo
aqueles com mensagem clara e simples.
2. A Musica
1) Casa-se perfeitamente
com a letra?
2) Reforça a mensagem da
letra?
3) A melodia é clara e
distinta?
4) As notas estão dentro do
pentagrama? As líderes, na maioria, dão um tom baixo demais para as crianças. As
vozes infantis são altas e leves.
5) A harmonia é
simples?
A música nunca deve ser
considerada como simples passatempo. Canticos e músicas bem selecionados estão
entre os melhores auxiliares que possuímos para o ensino religioso.
Como ensinar um cântico
- Conheça bem o cântico, e esteja apta para cantá-lo corretamente e de cor, sem ficar presa ao hinário.
- Prepare-se para ensinar um cântico usando a musica em reuniões previas, como por exemplo no período de atividades, no de transição, como música só para ouvir, como prelúdio, interlúdio, poslúdio.
- Converse a respeito da letra e idéias expressas. Relacione-as com o que as crianças já conhecem, com suas experiências.Use figuras para esclarecer idéias e definir significados. Palavras desconhecidas devem ser explicadas antes de se cantar.
- Ensine sempre a letra em conjunto com a musica.
- Cante suavemente enquanto as crianças escutam.Tire o tom certo, alto e leve.
- Peça às crianças que cantem baixinho, ou murmurem com você, para aprenderem bem a melodia e o ritmo.
- Cantar frase por frase.Você canta uma frase as crianças repetem-na cantando .Em seguida, o grupo canta a musica toda.
- Use o cântico repetidas vezes ,em diversas situações, para que as crianças fiquem familiarizadas com a letra e musica. Planeje varias experiências durante o mês, usando o mesmo cântico.
- Um novo cântico pode ser aprendido, primeiro por um grupo pequeno e depois apresentado na reunião em conjunto.
Importantes Nãos
1. Não separe a letra da
musica, ao ensinar um cântico.
2. Não insista com as
crianças para cantarem alto.Cantar alto para as crianças é gritar, e gritar não é
cantar.
3. Não usar
acompanhamento forte. O acompanhamento deve ser bem suave, para não abafar as
vozes infantis.
4. Não use instrumento
desafinado. Estraga o ouvido e as vozes infantis. O piano é o instrumento ideal
para as crianças. Acordeão é muito forte .Conhecendo bem a letra e a musica, cante
sem acompanhamento.
5. Não faça exercícios de
treinamento severo. Nao é necessário aprender perfeitamente na primeira
vez. Aprender um cântico deve ser uma experiência alegre e feliz.
6. Não ensine muitos
cânticos novos ao mesmo tempo. No maximo dois por mês.
Atividades com cânticos
1. Ilustre com desenhos
ou figuras as palavras do cântico.
2. Escreva a letra
substituindo algumas palavras por desenhos ou figuras.
3. Escreva a letra
deixando lacunas, ter figuras ou as palavras escritas em pequenos cartões, para
serem inseridos ou removidos do texto.
4. Ilustre um cântico
com figuras de revistas, jornais e outras fontes, para ser usado no flanelografo
ou em pequenos cartazes.
5. Dramatizar um
cântico.
6. Usar instrumentos
musicais para o acompanhamento, tais como xilofone, escala de garrafas com água e
outros da Bandinha Rítmica.
Cânticos apropriados, uma líder
espiritual disposta e oportunidades, são os elementos necessários que fazem da
musica uma agradável experiência de aprendizagem na vida das crianças.
Musica que ajuda as crianças a
louvarem a Deus, que expressa o amor de Deus pelas pessoas e que desenvolve
atitudes corretas das crianças para com Deus, Jesus a Bíblia, a Igreja,o mundo, o lar, consigo mesma
e com outras pessoas, é o tipo de musica que devemos ensinar aos
pequeninos.
Fonte: Publicação da União
Feminina Batista do Brasil- Aproveite
estas sugestões-Conte histórias, use figuras, faça cartazes, ensine com musica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário